Apresentação


Grupo de Pesquisa em Saúde Humana e Animal (GPSHA) foi criado com o objetivo de oportunizar aos seus membros, a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão visando o desenvolvimento de habilidades não somente para atuação no mercado de trabalho bem como para as áreas acadêmica, de extensão, de pesquisa e de inovação. A formação de recursos humanos com vistas à fixação de profissionais qualificados no Espírito Santo, capacitados para resolverem problemas provenientes de demandas regionais; implementarem melhorias em serviços; intervirem e impactarem positivmente na qualidade de vida da população capixaba; e, idealizarem propostas inovadoras, é a premissa de todas as atividades realizadas no GPSHA.
 
 
A estratégia do GPSHA é vincular os trabalhos dos estudantes da graduação aos projetos dos alunos de mestrado. Assim, cada projeto dá origem à um ou dois subprojetos de iniciação científica ou inovação tecnológia que, por sua vez, são utilizados como trabalho de conclusão de curso para os discentes. A partir de projetos-chave, são vinculados também subprojetos e ações de extensão, valorizando a inserção social e propiciando a prática em ambiente real. Finalmente, protocolos de atividades didáticas foram organizados a partir de trabalhos do grupo e foram implantados na unidade curricular "Farmacotécnica", nas quais todos os alunos desenvolvem trabalhos orientados, sob supervisão dos discentes de mestrado e iniciação científica do GPSHA.

GPSHA, certificado pela UFES em 2013, é liderado pela Profa. Dra. Janaina Cecília Oliveira  Villanova, professora nível Adjunto C-IV do Departamento de Farmácia e Nutrição do CCENS, campus de Alegre. A Profa. Janaina Villanova é Farmacêutica e Bioquímica, formada pela UFJF (1997) e possui formação interdisciplinar na pós-graduação, com especialização em Fármacos e Medicamentos - Controle de Qualidade e Biofarmácia, pela UFJF (1998); mestrado em Fármaco e Medicamentos - Produção e Controle, pela USP (2001); e, doutorado em Engenharia Metalúrgica, de Minas e Materiais - Polímeros, pela UFMG (2011). É docente do curso de graduação em Farmácia, responsável pelas unidades curriculares Farmacotécnica e Operações Unitárias em Farmácia.

 
O GPSHA está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5469121871004325).
 
A professora Janaina Villanova atua também como:                                                                                                              
Avaliadora Institucional e de cursos - INEP/MEC.
Membro efetivo da Farmacopeia Brasileira - ANVISA (Comitê Técnico Temático de Normatização de Textos - CTTNor; mandato 2021-2026).
Docente permanente e orientadora no programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas - PPGCFAR (CCS/UFES - https://farmacia.vitoria.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGCFAR).
Docente permanente e orientadora no programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias - PPGCV (CCAE/UFES - https://cienciasveterinarias.ufes.br/pt-br/apresentacao).
Coordenadora em exercício do PPGCV (CCAE/UFES; mandato 2022/2023).
 
 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000